Há quase dois anos a covid-19 nos forçou a trabalhar de maneira remota. Não vou negar: no início eu adorei. Horários flexíveis, sem deslocamentos, acordar mais tarde–como não gostar? Mas aí vieram os desafios. Olhando em retrospecto, eu deveria saber que eles iriam surgir. É natural que uma mudança como essa traga consequências para nossas vidas profissionais e pessoais. Em se tratando da comunicação no trabalho, e depois de conversar com amigos e colegas, eu notei que muitos de nós enfrentam os seguintes desafios:

• Mal entendidos
  • Falta de colaboração
  • Falta de criatividade
  • Má comunicação
  • Ausência de feedback

A boa notícia é que eu acho que todos estes desafios têm uma mesma origem: a comunicação virtual - e eu acho que quase todos eles podem ser resolvidos em algum grau. É importante lembrar que mesmo se e quando a pandemia acabar, nossa comunicação no trabalho continuará mais virtual, seja porque as equipes são remotas ou por conta de regimes híbridos de trabalho ou home office (que, gostando ou não, chegou para ficar).

Estas são três táticas que eu acho bem úteis para lidar com a comunicação remota: 

1. Reuniões semanais de equipe 🗓️
    Uma reunião semanal de equipe é uma ideia. Você pode usar o tempo da reunião para discutir projetos nos quais está trabalhando, iniciativas com as quais precisa de ajuda ou qualquer outra coisa. A chave aqui é fazer reuniões regularmente, nos mesmos dias e horários para que todos possam participar. Você vai se surpreender com o quanto esses encontros podem render.
  2. Sessões de retrospectiva 🔄
    Se você estiver trabalhando em projetos de longo prazo, essas sessões são uma ótima oportunidade para discuti-los em retrospecto. A meta é permitir que todos possam se expressar de maneira aberta e transparente. Você pode criar uma lista de itens acionáveis nessas sessões e também criar um ambiente de maior inclusividade, permitindo que todos possam ser ouvidos, o que é muito valioso para manter a motivação.
  3. Reuniões individuais 💭
    Essas reuniões criam uma boa oportunidade para dar feedback construtivo de maneira mais pessoal. Assim como as reuniões semanais, é crucial marcar reuniões individuais regularmente, tanto com seu gerente quanto com funcionários (uma vez por mês parece ser o suficiente). Use a oportunidade para discutir prioridades de projetos, avaliar a necessidade de ajuda, prazos, etc.